Câmara de Pouso Alegre Convoca Copasa para Prestar Esclarecimentos Sobre Problemas de Saneamento: Vereador Leandro Morais Destaca Ação da Mesa Diretora

Em um importante passo na busca por soluções para os problemas de saneamento em Pouso Alegre, a Câmara Municipal aprovou, durante a Sessão Ordinária desta terça-feira (28), um requerimento da Mesa Diretora que convoca a Companhia de Saneamento de Minas Gerais – Copasa, a prestar esclarecimentos sobre a situação.

O vereador Leandro Morais (PSDB), presidente da Mesa Diretora, ressalta a relevância desse requerimento, que apresenta questionamentos cruciais à Copasa. Entre eles estão o não comparecimento da empresa na Audiência Pública de Saneamento Básico realizada em dezembro do ano anterior, as ações em curso para solucionar os problemas de esgoto no município, as medidas urgentes planejadas para resolver a situação e outros pontos relevantes relacionados ao caso.

Apesar dos esforços já empreendidos pela Câmara, que incluíram a criação de comissões especiais, reuniões e audiências públicas, os problemas de saneamento continuam a afetar a população local.

Em 2017, uma comissão foi estabelecida na Câmara para investigar as preocupações da comunidade em relação à taxa de esgoto e à alegação de ausência de tratamento adequado. O resultado desse trabalho, que durou 180 dias e contou com apoio de especialistas técnicos, foi encaminhado ao Ministério Público.

Essa Comissão, composta pelos vereadores Oliveira Altair como presidente e Leandro Morais como relator, desempenhou um papel fundamental na abordagem do problema.

A ação da Mesa Diretora em convocar a Copasa demonstra o compromisso em enfrentar essa questão crucial para a cidade. A Mesa Diretora atual é formada pelos seguintes vereadores: Leandro Morais – PSDB (Presidente), Miguel Júnior Tomatinho – PSDB (vice-presidente), Gilberto Barreiro – PP (2º vice-presidente), Oliveira Altair – União Brasil (1º secretário) e Bruno Dias – União Brasil (2º secretário).