Pouso Alegre, há anos, tem se destacado como um polo de referência em educação cidadã. Através da Escola do Legislativo da Câmara Municipal, diversos presidentes têm se dedicado a transformar projetos em realidade, impulsionando a formação de cidadãos conscientes e engajados.
Um desses projetos notáveis é a Coleção em Miúdos, uma iniciativa conduzida pela agora aposentada ex-servidora da Câmara, Madu Macedo. Esta coleção, composta por livros, se estabeleceu como um dos principais pilares da Escola do Legislativo, desempenhando um papel crucial na promoção da educação cidadã em todo o país.
Atualmente, a Coleção em Miúdos é adotada de forma efetiva em sete estados brasileiros, e aproximadamente 400 municípios em todo o país já tiveram acesso a esse material educativo, desenvolvido em colaboração com a gráfica do Senado Federal e com o apoio da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo.
Apesar dos progressos alcançados, considerando que o Brasil é composto por 26 estados e o Distrito Federal, ainda há um vasto potencial a ser explorado. Essa coleção, que abrange obras adaptadas para crianças e adolescentes como a Constituição em Miúdos I e II, Cartilha de Atividades da Constituição, Estatuto da Criança e do Adolescente, Maria da Penha e Estatuto da Igualdade Racial, carrega um impacto profundo na conscientização cidadã.
Nesta quinta-feira (23), o presidente da Câmara Municipal de Pouso Alegre, vereador Leandro Morais (PSDB), realizou uma reunião significativa com o presidente da União Nacional dos Legisladores – Unale, Deputado Diogo Morais. O propósito foi a apresentação dos projetos de educação cidadã desenvolvidos pela Escola do Legislativo. Durante o encontro, a energia em torno deste tema foi palpável, e uma colaboração entre as instituições está sendo delineada. Uma das perspectivas é a inclusão do assunto em um painel da Unale, durante o maior evento de Legisladores da América Latina.
A reunião também contou com a presença de Celise Laviola, que ocupou o cargo de Secretária da Unale por Minas Gerais até o ano passado, e do deputado estadual José Laviola, que gentilmente abriu as portas de seu gabinete na Assembleia Legislativa de Minas Gerais para a reunião.
O presidente da Escola do Legislativo de Pouso Alegre, vereador Bruno Dias (União Brasil), embora ausente da reunião na capital mineira, expressou seu incentivo para a parceria e a disseminação da educação cidadã por todo o Brasil, através das obras produzidas em Pouso Alegre.