Leandro Morais integra Comissão que revela irregularidades na cobrança de taxa de esgoto praticada pela Copasa em Pouso Alegre

Na tarde desta quarta-feira, 11 de outubro, os vereadores que fazem parte da Comissão Especial formada na Câmara Municipal de Pouso Alegre para estudar a taxa de esgoto praticada pela Copasa realizaram uma coletiva de imprensa para apresentar os resultados dos trabalhos de investigação.

O Vereador Leandro Morais (PPS), que atuou como relator da Comissão, destacou a importância dos 180 dias de estudos realizados, os quais contaram com o apoio de técnicos especialistas e a realização de pesquisas em pontos estratégicos da cidade. O relatório final, que possui cerca de 50 páginas, foi apresentado durante a sessão ordinária da última terça-feira, 10, expondo detalhes das ações da Comissão e revelando evidências de irregularidades no lançamento de esgoto nos rios Mandu e Sapucaí.

Durante a leitura do relatório, foram exibidas imagens que demonstram resíduos característicos de esgoto, resultantes da análise feita pela Comissão em conjunto com os técnicos especialistas. Diante dos achados, a Comissão registrou boletim de ocorrência denunciando a poluição ambiental à Polícia Militar.

O relatório também revela que as estações de tratamento de esgoto distribuídas na cidade estariam lançando esgoto nos rios sem passar por nenhum tipo de tratamento adequado. Além disso, foram expostas fotos de flagrantes de caminhões da Copasa lançando esgoto in natura em corpo hídrico às margens do Rio Mandu. A Comissão ressaltou ainda os gastos anuais com internações por doenças relacionadas à água, resultantes da falta de saneamento.

Ao concluir, a Comissão destacou a comprovação, por meio de documentos, de que a Copasa não tem cumprido suas competências de forma legal, e ressaltou que a continuidade da cobrança da taxa de tratamento de esgoto na cidade não é justa. A Comissão solicita o encaminhamento do relatório às autoridades competentes para que providências sejam tomadas.

A coletiva de imprensa contou com a participação dos engenheiros ambientais do Instituto Fernando Bonilo, que contribuíram com os trabalhos da Comissão, fornecendo números e análises específicas.

O Vereador Leandro Morais, ao lado dos demais membros da Comissão, enfatiza o compromisso de buscar uma solução definitiva para a questão, visando proteger os interesses da população de Pouso Alegre, que, de acordo com as conclusões do relatório, tem sido prejudicada. A Comissão reitera que os trabalhos continuarão para que o resultado possa efetivamente beneficiar a população.